Bem-vindo ao blog do Laboratório de Bioinformática Estrutural (LaBiE) da ULBRA

Laboratório vinculado ao Curso de Química e ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada (PPGGTA) da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
Localização:
Av. Farroupilha, 8001 - Prédio 01, Sala 122 - Bairro São José, Canoas/RS
CEP: 92425-900 - Tel: +55(51)34774000 ext 2774

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Empresa farmacêutica vai abrir mão de patentes de vacina contra malária

GlaxoSmithKline diz que disponibilizará 13,5 mil estruturas para a comunidade científica mundial

A GlaxoSmithKline (GSK), uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, vai divulgar 13,5 mil estruturas que podem ser usadas em vacinas contra a malária e dados farmacológicos associados.

A ação é a primeira do tipo no mundo das grandes corporações do setor e pode representar o início de um processo de abertura de patentes para remédios e vacinas voltados para doenças mais presentes nos países em desenvolvimento, também chamadas de "doenças negligenciadas".

A GSK afirma em comunicado que oferecerá acesso gratuito à sua biblioteca de pesquisas relacionadas à malária, que reúne cerca de dois milhões de compostos. Em entrevista à Nature, Timothy Wells, chefe da iniciativa Medicines for Malaria Venture (MMV), que busca baratear a produção de remédios contra a doença, elogia a iniciativa e lembra que é a primeira vez que uma empresa abre seus dados à comunidade científica sem restrições.

A própria GSK e a Novartis, outra grande companhia do setor, já haviam disponibilizado informações, mas apenas a alguns grupos de pesquisa ou ONGs, como a MMV.

Dos compostos a serem abertos, ao menos 13.500 tem utilidade imediata, segundo a MMV. Pesquisadores e ativistas esperam que a atitude da empresa possa acelerar pesquisas e estimular outras companhias a tomarem o mesmo rumo, barateando, assim, os custos de desenvolvimento de novos medicamentos.

A GSK informou que ainda está estudando de que forma os dados serão disponibilizados, mas diz que provavelmente eles ficarão alojados em alguma plataforma externa à empresa.

(Com informações da revista "Nature", 20/1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário