Bem-vindo ao blog do Laboratório de Bioinformática Estrutural (LaBiE) da ULBRA

Laboratório vinculado ao Curso de Química e ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada (PPGGTA) da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
Localização:
Av. Farroupilha, 8001 - Prédio 01, Sala 122 - Bairro São José, Canoas/RS
CEP: 92425-900 - Tel: +55(51)34774000 ext 2774

terça-feira, 30 de março de 2010

DF terá primeiro centro avançado de sequenciamento de genomas

A partir do dia 31 de março (quarta-feira), a sociedade brasileira, em especial a do Distrito Federal, será beneficiada com o sequenciamento de genomas. A data é da inauguração do Centro de Genômica de Alto Desempenho do Distrito Federal (Genômica-DF), cuja instalação foi possível por meio de parceria técnico-científica entre a Universidade Católica de Brasília (UCB), a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, a Embrapa Agroenergia, a Universidade de Brasília (UnB), a Policia Civil do Distrito Federal e o Laboratório Central de Saúde do Distrito Federal (Lacen-DF), com apoio financeiro da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).


“Este laboratório será um centro de referência para o Brasil”, salienta Ruy Caldas, diretor da pós-graduação em ciências genômicas e biotecnologia da UCB. O diretor enfatiza que o centro funcionará com um novo modelo de gestão, com plataformas de uso compartilhado entre as instituições. O sucesso do centro também se deve à atuação de uma equipe multidisciplinar, incluindo especialistas de várias áreas, como a genética, biologia molecular, bioquímica, proteômica, metagenômica, bioestatística e bioinformática.

“O diferencial do Genômica-DF será a capacidade de sequenciar em grande escala, como nunca ocorreu antes no país”, revela Ruy Caldas. Em 2001, no projeto Genoma Nacional, para sequenciar uma bactéria foram necessários dois anos, 25 sequenciadores e 100 pessoas atuando. Com este novo laboratório, usando as novas tecnologias de alto desempenho, em 20 dias é possível sequenciar oito bactérias com apenas uma única pessoa, ressalta a gerente do Genômica-DF, Alessandra Reis.

A equipe gestora do Genômica-DF já sequenciou os primeiros genomas no Brasil de eucalipto, duas variedades de arroz tolerantes à seca e a bactéria do Cerrado Paenibacillus ourofinensis. Além disso, a pesquisadora da Embrapa Agroenergia, Betânia Quirino, antecipa que já estão programados os sequenciamentos de genomas do pinhão-manso, espécie potencial para a produção de biodiesel, análise dos microrganismos encontrados nos solos da Amazônia e análises de genes expressos em pacientes com leucemia.

A estrutura

Os recursos disponibilizados pela FAP-DF propiciaram aquisição de duas plataformas de sequenciamento de última geração, o Genome Analyzer da Illumina e o 454 Titanium da Roche, além de outros equipamentos acessórios e da infra-estrutura laboratorial adequada para o funcionamento do centro. “O Genômica-DF está instalado na Universidade Católica de Brasília, sendo o único centro que conta com ambas as plataformas em toda a América do Sul”, anuncia o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Dario Grattapaglia.

A principio, adianta Grattapaglia, serão feitos sequenciamentos de materiais provenientes de ações das instituições parceiras, em especial as demandas dos projetos Pronex. “A proposta é de que no futuro atendam a demandas externas, em um sistema de prestação de serviços especializados”, reforça.

Com essas novas técnicas, é possível sequenciar com grande rapidez com custo muito menor do que era feito apenas há alguns anos. “Com o Genômica-DF, o Distrito Federal tem condições de liderar, em nível nacional, a área da genômica”, conclui Ricardo Krüger, professor da UnB.

Futuro

O Governo do Distrito Federal pretende num futuro próximo instalar outras duas plataformas na área de biotecnologia para dar suporte ao Centro de Genômica. Essas plataformas seriam a de bio-ensaios ou de teste pré-clínicos e a de escalonamento industrial.

Informações: www.fap.df.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário