Bem-vindo ao blog do Laboratório de Bioinformática Estrutural (LaBiE) da ULBRA

Laboratório vinculado ao Curso de Química e ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada (PPGGTA) da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
Localização:
Av. Farroupilha, 8001 - Prédio 01, Sala 122 - Bairro São José, Canoas/RS
CEP: 92425-900 - Tel: +55(51)34774000 ext 2774

terça-feira, 12 de maio de 2009

Geral - Químicos apresentam painel da pesquisa científica no país, discutem formação profissional e políticas do setor

32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, em Fortaleza (CE), terá 150 apresentações e espera 2.800 participantes

Em meio ao clima positivo gerado pelos indicadores de crescimento da produção científica do país, a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), realizará sua 32ª Reunião Anual, principal evento da comunidade de pesquisadores e docentes da área.

O encontro, de 30 de maio a 02 de junho, traz um amplo painel do que vem sendo feito pelos cientistas brasileiros no campo da química e de suas interfaces com outras disciplinas.

Com 150 apresentações programadas e a expectativa de participação de 2.800 profissionais, a 32ª Reunião abrange os campos da ciência básica, da pesquisa aplicada – alimentos, medicina, energia, meio ambiente – e trabalhos sobre ensino e formação profissional. É também o fórum para a discussão sobre políticas de ciência, tecnologia e inovação, este ano orientado pelo tema “Químicos para uma potência emergente”.

“O encontro acontece em um momento muito importante, quando aumentam os esforços para ampliarmos os processos de inovação no país e procura-se estreitar os laços entre a pesquisa da universidade e a atividade industrial”, observa a presidente da SBQ, Vanderlan Bolzani.

Essa preocupação está presente em vários pontos da programação que tratam da pesquisa aplicada. Entre eles nas Sessões Temáticas, inovação introduzida nesta edição do evento, onde serão abordados assuntos com visões complementares de áreas da química, como, por exemplo, as novas soluções para protetores solares; e nas Sessões Coordenadas, da qual fazem parte tópicos como alimentos e bebidas, produtos naturais e química medicinal.

Conferências plenárias

Este ano, a reunião oferece 16 Conferências Plenárias, ministradas por pesquisadores de destacada atuação em suas áreas de atividade, do Brasil e do exterior. Com a proposta de ampliar a internacionalização, o evento recebe palestrantes da Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos e Holanda.

Três conferências plenárias têm como foco, a partir do eixo central do encontro, a questão da formação dos químicos e dos docentes no cenário brasileiro atual. A reunião contempla, ao mesmo tempo, a avaliação do desenvolvimento recente da indústria química no Brasil, da qual participam representantes de entidades de classe da indústria, Abiquim e Abifina, e empresários.

O evento estimula a participação de alunos de iniciação científica através da concessão de auxílio para estadia, apoiando a apresentação dos trabalhos selecionados. A escolha de Fortaleza, pela terceira vez, para sediar a Reunião Anual obedece a uma política da SBQ que visa a descentralização das atividades e o aumento da participação dos profissionais das diferentes regiões do país.

Mais informações no site: http://www.sbq.org.br e pelo fone (11) 3031 2299.
(Informações da Assessoria de Comunicação da SBQ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário